terça-feira, maio 05, 2009

Vasco granja - 1925 - 2009, koniec ...



Koniec, "fim" em polaco, era a palavra que eu e meus os irmãos ansiávamos no programa de animação do Vasco Granja. Apenas ela aparecia no cartão de fim do filme para gritarmos - koniec!
Acho até que lhes chamávamos, a estas animações do Leste, outros tempos despreocupados para as crianças, menos despreocupados para os adultos, de "koniecs". Mas então o que faz aqui o Corto Maltese?... Numa das reuniões de Sábado no clube português de banda desenhada em benfica, não me lembro da data, 198..., o Vasco Granja entrevistava o Hugo Pratt em pessoa perguntando-lhe o que ele achava dos desenhos animados do outro lado da cortina de ferro. O Pratt franzia o sobrolho, encolhia os ombros e fazia umas caretas... mas ainda assinou e distribuiu uns bonecos pelos presentes. A mim calhou-me este numa folha de rosto num Corto Maltese na Amazónia II - vodu para o sr. Presidente. Foi este episódio que escolhi em vez de colocar uma foto ou um trecho de youtube.

Sem comentários: