sexta-feira, novembro 27, 2009

Sacudiram-nos bem forte lá no campo de batalha



Um dos desenhos da exposição:

Exposição colectiva de desenho e projecto de edição
+
Laica de Prata (15ª Feira Laica)
Coordenação: André Lemos + Chili com Carne + Espaços do Desenho

9 – 20 de Dezembro 2009

Informações aqui:
Espaço do Desenho

LAICA DE PRATA!

Cartaz: João Maio Pinto

A 15ª Feira Laica decorrerá entre 19 e 20 Dezembro de 2009 no espaço Fábrica Braço de Prata (Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1, Lisboa) no seguinte horário:

Sáb (19) das 18 às 24h ::: Dom (20) das 15h às 21h

Editoras já confirmadas
: Arga Waga, Averno, Associação Chili Com Carne, Blam Blam, Drome: Videozine, El Pep, discos F. Leote com Skinpin, FlorCaveira, Hülülülü, Imprensa Canalha, lvcenti 14-bis, Mike Goes West, MMMNNNRRRG, Mula Alada com a Cooperativa Artística Obtusa, Oficina do Cego, Opuntia Books, Os Gajos da Mula, revista Samba (do Brasil, com a presença de Gabriel Mesquita), Thisco e zine Znok. Editoras a confirmar: Bedeteca de Lisboa, Chaosphere com Raging Planet e Planeta Tangerina.
Novidades editoriais: Antibothis, vol. 3 (Chili Com Carne + Thisco), Satanic Hollidays, de José Cardoso (Imprensa Canalha); v/a, Massive (Chili Com Carne + Hülülülü); v/a, Sacudiram-nos Bem Forte Lá No Campo De Batalha (Ateliers de Santa Justa/ Mike Goes West); v/a, Seitan Seitan Scum (Chili Com Carne + El Pep) e Znok #4, Filipe Duarte; v/a, Canções Usadas (edição Oficina do Cego).

Cartaz: atelier Fanq

A Feira aparece integrada na exposição e projecto de edição Sacudiram-nos Bem Forte lá no Campo de Batalha, com trabalhos de Ana Menezes, André Lemos, Bruno Borges, Carlos Pinheiro, Cátia serrão, Daniel Lima, Filipe Abranches, José Cardoso, José Feitor, João Fazenda, João Maio Pinto, Jucifer, Júlio Dolbeth, Luís Henriques, Marco Mendes, Marta & Alves Von Calhau, Miguel Carneiro, Nuno Sousa, Pedro Lourenço, Ricardo Martins, Rosa Baptista e Rui Vitorino Santos. A exposição inaugura dia 12 de Dezembro, pelas 21 H. O projecto de edição decorre entre 9 a 20 de Dezembro, e dele se espera um excelente objecto gráfico, a ser lançado na feira. Supervisão da exposição e do projecto de edição a cargo do André Lemos.

Há ainda concertos, a cargo dos Internet Movie Blogs Internet Free Tv Online Movies Database, (///), Cangarra e Gnu, no Domingo, dia 20 Dezembro, a partir das 18h 30 (entrada 3,00 €)

quarta-feira, novembro 11, 2009

Grande prémio Tóbis para "Pássaros" - Cinanima 2009


Grande prémio Tóbis para "Pássaros" - Cinanima 2009

Great Prize Tóbis para "Birds" - Cinanima 2009

Destinado ao produtor do melhor filme português presente na competição internacional e traduz-se na prestação de serviços de pós-produção (excluindo qualquer tipo de película e consumíveis) até ao valor de EUR 2.500.00 bem como um troféu e um diploma.

"Pássaros" movie trailer - a film by Filipe Abranches - produced by Animanostra -

Cinanima 2009 - 13 and 14 Nov. International and National competition

Cinanima 2009

segunda-feira, novembro 09, 2009

1989 - 2009 ... e depois do muro?



Ilustração para o Expresso do último sábado, 7 de Nov.
Aproveito para tecer algumas considerações. Onde estava eu nesse dia em 1989? Tento lembrar-me e parece-me inaceitável que não recorde esse momento com euforia. Hoje um muro feito de blocos de dominó é deitado abaixo em Berlim. Que alegoria de derrocada é esta num tempo, como alguém disse, em que outros muros se constroem? Que antevisão catastrófica é esta de blocos que chocam entre si e se estatelam no chão? Porque desejamos as calças de ganga e a coca-cola e isso nos passa ao lado quando nos entra pelos olhos a dentro e a toda a hora? Existe algo de insolúvel que é a questão do que temos de trocar por liberdade e democracia. Câmara Clara ontem, o jovem historiador do comunismo diz a propósito dos termos, não é por a RDA se ter chamado democrática que a sua dissolução obriga ao aniquilamento do termo. O homem prepara-se para quebrar a parede onde está inscrita a palavra EXIT. Restam-nos a todos nostalgias de um tempo de abstinência em que um produto "genérico" possuía múltiplas aplicações. O pouco libertava-nos a mente para outras questões. Fascínio hoje pelos objectos utilitários do outro lado da cortina de ferro. Práticos, simples e de produção barata. Formação e saúde pontos fortes. Que interessa tudo isso se ao olhar pelo buraco da fechadura morangos açucarados saltitam alegres do outro lado? Tirem-me daqui.

quarta-feira, novembro 04, 2009

Greetings From Cartoonia - Slovenian suite


A semana passada estivemos na Eslovénia e trouxemos 30 exemplares de Regards from Cartoonia, projecto organizado pelo colectivo Stripcore - responsáveis pela revista Stripburger.

Um projecto bastante divertido (para começar) em que cada autor teve de enviar a outro autor objectos do seu país para servirem de inspirações para 12 bd's a preto e branco. Da Eslovénia participaram Kaja Avbersek, Jakob Klemencic, Marko Kociper, Matej Lavrencic, Gasper Rus e Matej Stupica (quase todos visitaram a Feira Laica ou foram publicados pela Bedeteca de Lisboa, Chili Com Carne e Polvo), Bendik Kaltenborn (do grupo norueguês Dongery), Mateusz Skutnik (Polónia), Matei Branea (Roménia, do colectivo Hardcomics), o finlandês Jyrki Heikkinen (Salão Lisboa 2005), Andrea Bruno (do colectivo italiano Canicola) e de Portugal e da Chili Com Carne, o Filipe Abranches.

A exposição deste projecto virá para Portugal em 2011, por isso até lá, só há uma hipótese de estar entrar em contacto com o projecto: através do grosso livro de 220 páginas no formato 17x23,5 cm, capa a cores. Custa 16? (20% para sócios) e não será colocado em lojas, só será vendido online e em eventos com a participação da CCC - oferta de "souvenirs" de Cartoonia aos primeiros compradores, oferta essa limitada aos stocks existentes.